Ação conjunta com a Receita Federal visa combater tráfico internacional de drogas e armas de fogo
Na manhã desta segunda-feira (17), a Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou a Operação Contraface com o objetivo de desarticular uma organização criminosa estabelecida nas cidades de Cascavel e Toledo, no Paraná. O grupo é acusado de tráfico internacional de entorpecentes e armas de fogo.
As ações de hoje resultaram no cumprimento de nove mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados de sequestro de bens e valores. As operações ocorreram em Cascavel, Toledo, Medianeira, no Paraná, Erechim, no Rio Grande do Sul, e Florianópolis, em Santa Catarina. Todos os mandados foram expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Criminal Federal de Cascavel.
O Esquema Criminoso
Durante as investigações, que tiveram início em maio de 2023, foi revelado que o grupo criminoso era liderado por empresários de Cascavel e Toledo. O esquema envolvia a importação de maconha e pistolas do Paraguai, que eram armazenadas temporariamente em diversos depósitos na região oeste do Paraná. Para transportar os entorpecentes e armas, a organização adquiria diversos veículos, especialmente caminhões, que passavam por modificações para incluir compartimentos ocultos.
Empresas fictícias eram criadas para figurar como proprietárias desses veículos, que eram então "vendidos" a motoristas contratados para realizar o transporte. A droga e as armas eram distribuídas para vários estados do Brasil. Para lavar o dinheiro obtido com essas atividades ilegais, o grupo constituía contas bancárias em nome de pessoas físicas e jurídicas interpostas.
Resultados da Investigação
Ao longo das investigações, diversos carregamentos de entorpecentes e armas de fogo pertencentes ao grupo foram apreendidos, totalizando aproximadamente 26 toneladas de maconha e oito pistolas. Estas apreensões evidenciam a magnitude das operações criminosas conduzidas pela organização.
Conexão com a Operação Drake
A Operação Contraface também trouxe à tona conexões com outra ação policial, a Operação Drake, deflagrada em 19 de outubro de 2023. Nesta operação, quatro agentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro e um advogado foram presos sob a suspeita de escoltar um caminhão frigorífico carregado com 16 toneladas de maconha. Estes agentes são acusados de venderem a droga e posteriormente liberarem o motorista do caminhão, que pertencia ao grupo criminoso desmantelado hoje.
A atuação conjunta da Polícia Federal e da Receita Federal na Operação Contraface marca um significativo avanço no combate ao tráfico internacional de drogas e armas de fogo, desmantelando uma complexa rede criminosa e trazendo maior segurança para a população.
Blog Ponto40
Com informações da Assecom PF
Foto divulgação
Comments