top of page

PCDF Deflagra Operação Cesário para Desmantelar Organização Criminosa de Tráfico de Drogas e Lavagem de Dinheiro


Na manhã da quinta-feira (27), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord), deflagrou a Operação Cesário, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro. A operação está cumprindo 19 mandados de prisão temporária e 30 mandados de busca e apreensão em diversas localidades, incluindo Gama/DF, Paranoá/DF, Ceilândia/DF, Recanto das Emas/DF, Asa Norte/DF, Valparaíso/GO, Uberlândia/MG e Maceió/AL.


A ação faz parte da Operação Narke 2, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas do Ministério da Justiça, que é responsável pelo trabalho integrado das forças de segurança pública. A Operação Cesário também é fruto da colaboração entre três polícias judiciárias: a PCDF, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e a Polícia Civil de Alagoas (PCAL).


A organização criminosa é estruturalmente organizada e caracterizada pela divisão de tarefas, visando obter vantagens patrimoniais através de práticas de infrações penais graves, como o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro. As investigações apontam que o líder do grupo é um homem de 25 anos. Entre os demais integrantes estão:


- Companheira do líder, de 25 anos, principal operadora financeira.

- Homem, de 31 anos, principal distribuidor de drogas no DF.

- Homem, de 24 anos, responsável pelo armazenamento, entrega, contabilidade e negociação de drogas.

- Homem, de 28 anos, responsável pelo armazenamento e transporte de drogas.

- Mulher, de 39 anos, “batedora/escolta de drogas”.

- Mulher, de 28 anos, operadora financeira e responsável pelo armazenamento de drogas e ocultação patrimonial.

- Mulher, de 27 anos, operadora financeira e dona de uma empresa utilizada para ocultar recursos do crime.

- Homem, de 21 anos, operador financeiro (testa de ferro) e responsável pelo transporte de drogas.

- Mulher, de 31 anos, e outra de 29 anos, ambas testas de ferro para a movimentação financeira do grupo criminoso.


Além desses, outros oito traficantes estariam associados aos integrantes da organização criminosa para o tráfico de drogas no Distrito Federal.


A ação coordenada reflete a eficácia do trabalho integrado entre as forças de segurança pública, mostrando que, com planejamento e cooperação, é possível desmantelar estruturas criminosas complexas e combater o crime organizado de maneira eficaz.




Blog Ponto40

Com informações da Assecom PCDF

Foto divulgação

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page