Na manhã desta terça-feira (25), a Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos, com apoio da Polícia Civil do Estado do Pará, deflagrou a Operação Pé de Coelho. A operação teve como alvos as cidades de Goiânia, Senador Canedo e Guapó, em Goiás; Belém e Ananindeua, no Pará; e a região do Distrito Federal. No total, foram cumpridas 26 decisões judiciais, resultando na prisão preventiva de 12 investigados e na apreensão de uma arma de fogo.
A quadrilha é acusada de praticar estelionato eletrônico, associação criminosa e lavagem de dinheiro, crimes tipificados nos artigos 171, §2º-A c.c. o artigo 288, ambos do Código Penal c.c o Art. 1 da Lei nº 9.613/1998. As ações dos criminosos resultaram em um prejuízo de R$ 100 mil a uma vítima. Três pessoas ainda estão foragidas.
O modus operandi do grupo envolvia o “golpe do boleto reverso”, uma fraude em que boletos falsificados são emitidos de modo a enganar as vítimas, levando-as a realizar pagamentos para contas controladas pelos criminosos. A quadrilha utilizava não apenas a alteração do código de barras dos boletos, mas também técnicas de engenharia social, como a impersonificação, fingindo ser a dona de uma lotérica e clientes, e o quid pro quo, prometendo benefícios após a realização de ações específicas.
Durante a operação, foram identificadas 50 transações via PEC (Pagamento Eletrônico de Contas), totalizando os R$ 100 mil desviados para 10 contas beneficiárias diferentes. Para conferir um ar de legitimidade às transações fraudulentas, os golpistas enviavam comprovantes de pagamento falsos, simulando serem da dona da lotérica. A estrutura da organização criminosa era bem definida, com divisões claras entre aplicadores, intermediários e beneficiários, evidenciando um alto grau de profissionalismo.
Os suspeitos presos podem enfrentar penas de até 21 anos de reclusão, caso sejam condenados pelos crimes imputados. As investigações continuam na busca pelos três foragidos e para mapear toda a extensão da rede criminosa. A Operação Pé de Coelho representa um importante passo na luta contra o crime cibernético no Brasil.
Blog Ponto40
Com informações da Assecom PCGO
Foro divulgação
Comentários