A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico do Denarc, realizou uma importante operação no final da noite da última terça-feira (21/05), resultando na apreensão de grande quantidade de armas de fogo, dinheiro e drogas na cidade de Novo Hamburgo. A operação, denominada Ad Sumus, teve como foco a desarticulação de uma organização criminosa atuante na região do Vale dos Sinos e na distribuição de drogas na área metropolitana de Porto Alegre.
Segundo o delegado Gabriel Borges, a investigação começou com o monitoramento da organização criminosa. Com a ocorrência de enchentes no estado, o grupo alterou seu modo de operação, transferindo os produtos ilícitos de um bairro em São Leopoldo para outro em Novo Hamburgo. Esse movimento levou os policiais a intensificar a vigilância sobre os veículos utilizados pelo grupo.
"A informação era de que os suspeitos armazenavam os materiais ilícitos em automóveis estacionados em garagens privadas, evitando assim chamar a atenção das autoridades", explicou o delegado Borges.
Na operação, dois membros do grupo foram observados entrando em um estacionamento com um veículo. No momento em que deixavam o local, foram abordados pelos policiais. No interior do veículo, em um compartimento falso entre o banco traseiro e o porta-malas, foram encontrados dois quilos de maconha. Com o apoio do canil da Brigada Militar, outro veículo, uma Saveiro, foi inspecionado, revelando 15 quilos de maconha escondidos em compartimentos ocultos na caçamba.
Em um terceiro veículo, também localizado no estacionamento, os policiais encontraram quatro pistolas, 70 mil reais em dinheiro, dezenas de carregadores e centenas de munições, escondidos em um compartimento oculto no painel. O quarto veículo continha uma pistola, um rádio comunicador sintonizado na frequência da Brigada Militar e mais 20 mil reais em dinheiro. O quinto veículo revelou outra pistola, munições, carregadores, balanças e cinco mil reais em dinheiro.
No total, a operação Ad Sumus resultou na apreensão de mais de 95 mil reais em dinheiro, seis pistolas de calibre restrito (duas delas douradas e personalizadas com emblemas da organização), dezenas de carregadores, centenas de munições de vários calibres, quase 20 quilos de maconha, telefones celulares e cinco veículos.
Blog Ponto40
Com informações da Assecom PCRS
Foto divulgação
Comments