Uma operação conjunta entre a Polícia Nacional da Espanha e a Polícia Judiciária de Portugal desmantelou uma organização criminosa dedicada à introdução de cocaína na Europa, escondida em caixas de abacaxi. A droga viajava em contêineres comerciais desde a América do Sul até aos portos portugueses e, de lá, seguia por via rodoviária para diversos pontos da Espanha. Três pessoas foram detidas e 211 quilos de cocaína foram apreendidos.
A investigação teve início em maio, quando as autoridades identificaram um contêiner vindo da Costa Rica com destino ao Porto de Setúbal, Portugal. O carregamento era supostamente de frutas, importadas por uma empresa com sede em Barcelona, mas havia indícios de que poderia ocultar drogas. A suspeita foi confirmada após um intenso trabalho de inteligência conjunta entre as autoridades espanholas e portuguesas.
O contêiner foi monitorado até sua chegada à Zona Franca de Barcelona, onde duas pessoas foram flagradas tentando descarregar a mercadoria, enquanto realizavam ações de contrainteligência. Dentro do contêiner, os agentes encontraram 589 pacotes de cocaína, totalizando 211 quilos, escondidos em um piso falso nas caixas de abacaxi.
Além dos dois indivíduos presos no momento do descarregamento, um terceiro integrante da organização, apontado como o destinatário final da droga, foi posteriormente identificado e detido. A operação marcou um duro golpe contra o tráfico internacional de drogas, evidenciando a sofisticação e alcance das organizações criminosas que utilizam a América do Sul como ponto de origem para o envio de drogas à Europa.
Blog Ponto40
Com informações da Assecom Polícia Nacional
Vídeo crédito Polícia Nacional Espanha
Yorumlar