Na manhã desta quinta-feira (28), a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Superintendência de Operações Integradas (SOI), em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar, deflagrou a Operação Cribelo nas cidades de Teresina e José de Freitas. A ação visa combater práticas de corrupção envolvendo servidores do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PI) e funcionários de autoescolas.
Durante a operação, as forças de segurança cumpriram:
25 mandados de busca e apreensão;
17 mandados de prisão;
Suspensão das atividades de 2 estabelecimentos comerciais;
Afastamento de 6 servidores públicos de suas funções;
Sequestro de bens móveis.
As investigações revelaram a existência de um esquema envolvendo o pagamento de propinas para aprovação em exames de habilitação. Em um dos casos, uma instrutora de autoescola orientava um aluno a pagar uma quantia para garantir a aprovação, com parte do valor sendo repassado aos examinadores do DETRAN-PI.
Em um áudio interceptado, a instrutora explica como o aluno deveria se comportar durante o exame. Já em um vídeo, foi registrada a entrega de um papel entre uma examinadora do DETRAN-PI e um despachante do setor de CNH, evidenciando o esquema de troca de favores.
O delegado Roni Silveira destacou outro elemento crucial da investigação: "Nas imagens, é possível identificar que o candidato estava com a mão esquerda marcada para ser reconhecido pelos examinadores. A investigação não deixa dúvidas de que ele pagou uma quantia em dinheiro para ser aprovado no exame."
Os detidos na operação devem responder pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e associação criminosa. Eles foram conduzidos à sede da Secretaria de Segurança Pública para os procedimentos legais.
A Operação Cribelo é mais um passo importante no combate à corrupção no estado, reforçando o compromisso das forças de segurança com a transparência e a lisura nos serviços públicos. A ação também envia uma mensagem clara sobre as consequências de práticas ilícitas e o empenho das autoridades em proteger os direitos da população.
Blog Ponto40
Com informações da Assecom SSP PI
Comments