A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou ontem (29) a OIT - Operação de Intervenção Tática denominada "Trotes", com o objetivo de investigar milhares de ligações telefônicas falsas que têm congestionado o CIODS - Centro Integrado de Operações de Defesa Social.
A investigação teve início em abril de 2023 pela DPCRICI - Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, e revelou que, entre janeiro e março de 2023, dez investigados realizaram um total de 7.881 ligações falsas. Um dos suspeitos chegou a fazer sozinho 1.542 dessas ligações.
Os investigados, que incluem homens e mulheres com idades entre 36 e 70 anos, foram intimados e terão que responder ao inquérito policial. Durante a operação, seus celulares foram apreendidos e passarão por perícia.
As ligações falsas, conhecidas como trotes, têm causado sérios transtornos ao CIODS, comprometendo a eficácia do atendimento de emergências reais e colocando em risco a segurança da população.
A Polícia Civil reforça a importância da conscientização sobre os prejuízos causados pelos trotes e informa que continuará empenhada em identificar e responsabilizar os autores dessas ações.
Blog Ponto40
Com informações da Assecom PCPE
Vídeo crédito PCPE
Comentarios